Papo Profissional

Os perigos de ser uma mãe cansada

0e5d92a24c9b464200f8ffd790fcb081-500x500

Chegará um dia em que ao ver o rosto, olhos e o sorriso de seu filho tudo que você sentirá é pura felicidade e saudade… Mas enquanto esse dia não chega, encaramos a realidade de que criar um filho não é tarefa fácil. Há uma série de desgastes, que ao longo do tempo podem te transformar em uma mãe cansada.

Uma mãe cansada é um grande perigo! E não é só ruim para o seu filho, como vai ser muito ruim para você. Por isso, é importante conhecer os riscos e aprender a evitá-los. Seu bem estar e do seu filho estão em jogo e ambos agradecerão se puderem desenvolver-se em uma atmosfera positiva e enérgica.

Quais os perigos envolvido em ser uma mãe cansada?

Primeiro e mais importante é você mesmo. A mãe cansada deixa de fora muitas coisas boas na vida. Para o seu estado mental e físico, você perde não só o desenvolvimento de seu filho, como também estará deixando todos os tipos de oportunidades e experiências.
Sua criança pode desenvolver um certo sentimento de desapego e distanciar-se de ti. Ou pior, culpa. A criança pode pensar que o seu estado se dá por culpa dela e isso vai fazer com que ela não se desenvolva adequadamente, de forma independente, responsável e segura. O clima em sua casa se tornará irrespirável. De repente, as coisas tão importantes como a educação ou o amor vai para o fundo. Nada importa, pois sua mente não está acordada e seu corpo mal consegue se mover.

As soluções para esses problemas, por mais óbvias que possam parecer, tendem a parecer excessivamente complexa. Ela pode levar ao tédio, preguiça ou mesmo argumentos gritados. O seu parceiro de vida, sua família e sua relação com o mundo social irão gradualmente se desgastar… Tudo deixa de ter significado e importância. E até mesmo você pode não estar ciente de que seu mundo está caindo aos pedaços ao seu redor. E o que é pior, por causa de seu cansaço físico e mental, aparecem muitas doenças, pois o seu sistema imunológico também ficará enfraquecido. Assim, as condições tais como a gripe, pneumonia ou resfriados pode ser uma constante. E o que é pior, abre-se espaço para uma temida depressão.

Como aliviar o cansaço?

Educar uma criança, não importa o quão gratificante seja, é igualmente cansativo. No entanto, não devemos permitir que a fadiga torne-se uma constante em nossas vidas. Assim, podemos experimentar diferentes opções para recuperação de energia:

Antes que a fadiga se instale, a melhor solução é parar e descansar. Pode parecer óbvio, mas não é para todas as mães. Algumas mães tendem a suportar todas as responsabilidades, exonerando outros membros da família. NÃO FAÇA ISSO!  Peça ajuda de seu parceiro, pais ou amigos e faça uma pausa. Seu filho e sua própria mente vão agradecer. Para isso, ponha em ordem os seus sentimentos e emoções. Às vezes nos toma conta o remorso, culpa e pensamentos negativos e é  importante ser educado emocionalmente para superar este tipo de obstáculo. Da nossa estabilidade pessoal e emocional também depende o maternar “adequado”.

Lembre-se sempre que você está em primeiro lugar, por mais egoísta que isso possa soar aos ouvidos de uma mãe dedicada. Se as suas prioridades não são claras, você não conseguirá dar aos outros o que não existe dentro de você. Como você pode amar alguém se você não amar a si mesmo antes? Pense antes de agir. Uma mãe cansada, por vezes, parece mover-se em ponto morto. Costumes tornam-se automáticos. Isso pode desencadear discussões desnecessárias, reiterações constantes dos mesmos erros, etc. É melhor pensar antes de fazer qualquer coisa e encontrar a solução mais positiva para todos.

Seja empático.  Não se esqueça que seus filhos carregam seus genes e sua educação. Eles são mais como você do que você pode imaginar, por isso não será difícil de ser compreensivo com eles.
E por último, delegue ou releve para que consigas apreciar os teus filhos de forma vital, positiva e alegre. Deste modo toda a sua casa se tornará mais harmoniosa e todos sairão os beneficiados. Torne-se o verdadeiro motor da sua casa , mas não queira carregar tudo sozinha, pois só assim conseguirás tempo para aproveitar a vida com sua família.