Papo Profissional

Você faz o tipo mãe preocupada?

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Todos nós nos preocupamos às vezes, mas é particularmente comum, e porque não dizer crônica, entre as mães. Houve um tempo em que sair com Eric tornou-se quase uma tortura devido ao meu estado de tensão, posso dizer que ficava tensa o tempo todo… “Fique comigo, segure minha mão, cuidado pra não se machucar!” Estava constantemente fazendo uma varredura da área à procura de perigo. Parece que a configuração padrão para uma mãe é a preocupação. Mas isso também se estende além do medo dos filhos para outras áreas da vida; hoje nos preocupamos bastante com a carreira, dinheiro, estabilidade, relacionamentos e segurança pessoal… Comecei a perceber que em alguns dias esse estado de preocupação me deixava  tão cansada e tudo por nada, porque as coisas que nos preocupam geralmente nem acontecem.

“Um dia de preocupação é mais cansativo do que uma semana de trabalho” – John Lubbock

O que é preocupação?

Existem dois tipos diferentes de preocupações, aquelas cujo as coisas estão dentro de nosso controle e aquelas fora dele. Preocupar-se com coisas que podemos mudar ou corrigir tem um propósito, isso nos estimula a agir. Preocupar-se com coisas fora de nosso controle é infrutífero e pode afetar nossa saúde mental e bem-estar geral.

Por que nos preocupamos? Preocupação é a maneira da nossa mente de tentar assumir o controle de uma situação que geralmente está fora de nosso controle. Tentamos antecipar eventos ruins e planejar algo para eles. Mas esses eventos raramente acontecem e, se o fizermos, dificilmente conseguiremos executar o que havíamos pensado antes. Para alguns, o estado de preocupação é uma tentativa de encontrar solução para um problema. Nós pensamos que quanto mais tempo nos concentramos em um problema, mais chance temos de “resolvê-lo”.

Quando nos preocupamos constantemente o nosso corpo e mente estão no modo de estresse. Nosso corpo produz o hormônio do estresse cortisol que pode levar a um sono fraco, ganho de peso, dores de cabeça, baixa pulsão sexual e um sistema imunológico reduzido. Sem mencionar o desperdício de tempo e energia mental gasto preocupado com coisas que não podemos controlar.

“A preocupação não esvazia a tristeza do amanhã. Esvazia a sua força do hoje. “- Corrie Ten Boom

Como trabalhar o estado de preocupação?

Tentar reprimir pensamentos preocupantes nunca funciona. Reconheça a preocupação, dizer em voz alta ou anotá-la e, em seguida, obter claro sobre que tipo de preocupação que você está lidando com:

Este é um problema real e iminente ou é um “e se?”?
Se é um problema “e se?”, Como é provável que ele ocorra?
É um problema que eu possa resolver ou preparar?

Se você estiver trabalhando com um problema solucionável reserve algum tempo (10-15 minutos) para expor possíveis soluções e um planos de ação. Depois de ter um plano, agir. Basta dar o primeiro passo para resolver o seu problema vai aliviar muito da preocupação.

Se você está lidando com um insolúvel problema a prática de exercícios de relaxamento e meditações funcionam bem para ajudá-lo a concentrar-se, ativamente sentir e aceitar suas emoções. Essa prática também vai ajudar a deixar a preocupação de lado e ser mais focado no presente, em vez de uma situação que nunca pode acontecer.

A preocupação é uma parte inevitável de nossas vidas e aprender a viver com ela leva prática. Se você está lutando com a preocupação, encorajo você a chegar a um amigo, familiar ou profissional de confiança para conversar sobre isso. ok?